Menu fechado

MAIS DE 5 MILHÕES DE MOTORISTAS FIZERAM O DOWNLOAD DA CNH DIGITAL

Já a CRLV Digital registra mais de 2 milhões de versões digitais. Certificado Digital facilita o acesso e dá segurança na emissão dos documentos.

Desde a implantação do sistema, que substitui os documentos físicos pelos digitais, mais de 5 milhões de downloads da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e 2 milhões da CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), documento que garante o direito de circulação dos veículos no país, foram registrados pelo governo.

O aplicativo Carteira Digital, que reúne as principais informações de trânsito dos condutores brasileiro e emite os documentos digitais, teve mais de 8 milhões de downloads. O sistema passou a valer em todo o país em abril de 2018.

“Para acessar os serviços disponibilizados pelo aplicativo o cidadão pode optar pelo certificado digital, muito mais prático e seguro”, explica Edmar Araújo, presidente-executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB). Segundo ele, a identidade digital evita que o motorista tenha de ir a um Detran para obter a documentação. “Além disso, o certificado digital possibilita o compartilhamento dos documentos em formato PDF com assinatura digital no padrão da ICP-Brasil com validade legal, conforme a MP 2.200-2/2001.”

O aplicativo permite criar e exportar a CNH ou CRLV com assinatura digital válida juridicamente que poderá ser utilizada em outros órgãos públicos, serviços do governo eletrônico ou em situações que exijam a comprovação de autenticidade dos documentos.

“Os procedimentos digitais já estão consolidados em todas as nossas atividades. Criar mecanismos de autenticações seguras é o próximo passo e o aplicativo Carteira Digital é um dos exemplos. Torcemos para que as grandes empresas privadas prestadoras de serviços tenham em seus planos a adoção de métodos seguros de acesso e de segurança com seus dados armazenados”, diz Araújo.

O aplicativo Carteira Digital pode ser baixado em smartphones e tablets nas lojas de aplicativos Google Play ou App Store e funcionam nos sistemas operacionais iOS, versão igual ou superior a 10 e Android, versão igual ou superior a 4.0.3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *