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VIDaaS: O que é o Certificado Digital em Nuvem

O que é o certificado digital em nuvem?

Um certificado digital em nuvem é o seu certificado eCPF ou eCNPJ armazenado em nuvem (em um dispositivo criptográfico HSM) que pode ser acessado/utilizado por meio do seu dispositivo móvel (smartphone ou tablet).

Você instala o aplicativo VIDaaS e, quando acessar um site ou sistema que tenha compatibilidade com o certificado em nuvem, um pedido de assinatura/autorização é enviado para o seu dispositivo com o certificado digital.

Quais são as senhas cadastradas no certificado em nuvem?

Na validação presencial, o titular do certificado digital em nuvem cadastra apenas uma senha chamada de Senha de identificação/revogação. Essa será a senha (PIN) de uso do certificado em nuvem.

Com essa senha, o titular realiza a emissão do certificado digital em nuvem no aplicativo VIDaaS. Ela também serve para revogar o certificado digital em nuvem quando necessário. 

Vale lembrar que, ao instalar o aplicativo VIDaaS, também é necessário cadastrar uma senha, chamada de Senha de uso, cadastrada ao iniciar o aplicativo pela primeira vez. Essa será a senha para utilizar o certificado em nuvem.

Como Baixar o Aplicativo VIDaaS  – Link de Instalação do APP VIDaaS

Baixe aqui o Vidaas Connect!

Versão Windows 10/11

Versão MAC/OS

Iniciando o VIDaaS no computador 

Oque é o VIDaaS 

Como Iniciar o VIDaaS no Dispositivo Móvel 

Documentos

Assine contratos, declarações, procurações, formulários e demais documentos em PDF no smartphone, computador ou notebook.

Acessos

Acesse, consulte e envie informações aos portais e-CAC da Receita Federal, Meu INSS, Receita Médica e outros.

Onde usar o certificado digital em nuvem?

Veja a seguir onde utilizar o certificado digital em nuvem Valid:

Junta Comercial

  • JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo;
  • JUCEP – Junta Comercial do Estado da Paraíba;
  • JUCEAL – Junta Comercial do Estado de Alagoas;
  • JUCERN – Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte;
  • JUCER – Junta Comercial do Estado de Rondônia;
  • JUCETINS – Junta Comercial do Estado de Tocantins;
  • JUCEPI – Junta Comercial do Estado do Piauí;
  • JUCEG – Junta Comercial do Estado de Goiás;
  • JUCESE – Junta Comercial do Estado de Sergipe;
  • JUCEES – Junta Comercial do Estado do Espírito Santo;
  • JUCEPAR – Junta Comercial do Estado do Paraná;
  • JUCEMG – Junta Comercial do Estado de Minas Gerais.

Nota Fiscal Eletrônica:

Tribunal de Justiça:

  • e-SAJ (Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceara,Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo);
  • e-PROD – Tribunal Regional Federal da Quarta Região – PR, SC e RS;
  • e-DOC – Sistema da Justiça do Trabalho;
  • E-PET – Petição Eletrônica – Superior Tribunal de Justiça.
  • PROJUDI (Apenas Windows) – software de processo eletrônico.

Sistemas de Prontuário Eletrônico

FAQ
Perguntas Frequentes

Um certificado digital em nuvem é o seu certificado eCPF ou eCNPJ armazenado em nuvem (em um dispositivo criptográfico HSM) que pode ser acessado/utilizado por meio do seu dispositivo móvel (smartphone).

Você instala um aplicativo (app) e quando acessar um site ou sistema que tenha compatibilidade com o certificado em nuvem, um pedido de assinatura/autorização é enviado para o seu dispositivo com o certificado digital.

Na validação presencial, o titular do certificado digital em nuvem cadastra apenas uma senha, chamada de Senha de identificação/revogação. Essa será a senha (PIN) de uso do certificado em nuvem.

Com essa senha o titular realiza a emissão do certficado digital em nuvem no aplicativo VIDaaS. Essa senha também serve para revogar o certificado digital em nuvem quando necessário. 

Vale lembrar que ao instalar o aplicativo VIDaaS também é necessário cadastrar uma senha, chamada de Senha de uso, cadastrada ao iniciar o aplicativo pela primeira vez. Essa será a senha de para utilizar o certificado em nuvem.

Sim, é necessário possuir acesso à Internet. Para que você possa assinar documentos, autenticar-se ou acessar sites, plataformas e sistemas com o seu certificado digital em nuvem seja em seu dispositivo móvel (smartphone ou tablet) ou em um equipamento (computador ou notebook) é necessário possui acesso à Internet.

Não, o produto A1 foi desenvolvido para utilização em computadores. O certificado para uso no aplicativo VIDaaS é o modelo A3 em nuvem.

Caso você já tenha emitido um Certificado Digital e as suas impressões digitais e fotografia já tenham sido coletadas e estejam na base de dados do ITI para consulta, o processo de validação do seu certificado digital pode ser feito todo online, por videoconferência.

Esqueci minha senha de uso

Pré-requisitos

Para conseguir usar esta funcionalidade você precisa:

  • Ter o seu certificado digital em nuvem Valid emitido;
  • Não ter desinstalado do app VIDaaS;
  • Ter o cadastro biométrico e facial na base do app VIDaaS.

Como recuperar a senha de utilização

Como alterar a senha de utilização

A importação da credencial no aplicativo VIDaaS, só poderá ser realizada após os requisitos abaixo:

Pré-requisitos
  • Ter o seu certificado digital em nuvem Valid emitido anteriormente;
  • CPF ou CNPJ + Senha de uso.

Passo a passo:

Após instalação do aplicativo no seu smartphone selecione a opção “IMPORTAR CREDENCIAIS”

Informe o CPF ou CNPJ e a senha de utilização

Realize o reconhecimento biométrico

Pronto! Suas credenciais foram importadas com sucesso, para visualizar basta clicar em ver carteira:

Clique aqui para acessar o Documento com os prints das telas e assinado digitalmente com o certificado