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Certificado Digital para Pessoa Jurídica - e-CNPJ

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O que é o E-CNPJ?

O E-CNPJ é o certificado digital para pessoa jurídica, sendo a Identidade Digital das empresas no meio eletrônico, proporciona a autenticação em portais e sistemas públicos e privados representando a empresa no universo digital.
É indicado principalmente para empresas que precisam emitir e assinar notas fiscais eletrônicas (NF-e) e notas fiscais de consumidor eletrônicas (NFC-e), com ele é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar e acessar diversos serviços da Receita Federal, entregar declarações, consultar à situação fiscal do contribuinte, acessar o programa Conectividade Social, ficar em dia com as obrigações governamentais, entre diversas outras aplicações.

Aplicações

Notas Fiscais e o e-CNPJ - A emissão de Notas Fiscais por meio do e-CNPJ pode ser realizada pelo próprio responsável da empresa na Receita Federal. Para indicar como titular do Certificado Digital outro responsável (funcionário) que não esteja vinculado no quadro societário da empresa, mas sendo esse o responsável pela emissão e assinatura dessas notas fiscais é recomendado a compra do Certificado Digital Emissor de Notas Fiscais o NF-E, que é emitido vinculando o e-CNPJ da empresa, mas com o CPF do funcionário.

Tipos de Certificado

O E-CNPJ pode ser adquirido em duas modalidades A1 e A3:
A1: Esse certificado é emitido e armazenado diretamente no computador do titular. É ideal para pessoas que desejam um certificado que tenha facilidade de uso, menor custo e portabilidade, uma vez que instalado no computador, depende de sua segurança contra uso e cópias indevidas. Os certificados A1 tem validade de 12 meses.
A3: Esse certificado é armazenado em uma mídia criptográfica como um Token ou Cartão ou ainda em nuvem. O Token pode ser conectado via porta USB de um computador, enquanto que o cartão depende de uma leitora para sua utilização, para o acesso do certificado em nuvem é necessário realizar as devidas integrações. Os Certificado A3 tem validade de até 60 meses.

Como emitir?

A primeira etapa para a emissão é a escolha e a compra do certificado digital, após faremos o agendamento da validação podendo ser presencial ou por videoconferência. No memento da emissão do certificado será captada a biometria facial e dos dedos, comparando e identificando o titular conforme dados na base do governo, faremos também a validação dos documentos da empresa e do titular do certificado digital, finalizaremos o atendimento com a instalação do certificado no dispositivo que será utilizado.