Menu fechado

Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Se você procura comprar certificado digital em Curitiba, ou qualquer lugar do Brasil, precisa saber algumas informações cruciais antes disso. Saiba as diferentes aplicações e usos para o Certificado Digital, com isso em mente a Senha Digital preparou uma página explicando as principais aplicações e indicações para o certificado digital para empresas ou pessoa física.

O certificado digital se trata de um documento eletrônico o qual faz com que se garanta proteção de transações online e a troca de documentos importantes de forma virtual, como também mensagens e dados, que necessitam de uma validade jurídica. Desta forma conseguimos com que a tecnologia trabalhe a nosso favor, a validação dos sistemas de informação reforça os mecanismos de segurança online, garantindo a privacidade e confirmando a autenticidade dos usuários e informações dos documentos, empresas e instituições pela web e rede.

Existem 3 formas de entregar o certificado digital: O Token, conectado diretamente na porta USB do computador; Cartão, fazendo a leitura do Certificado Digital por uma leitora de cartão na máquina; diretamente no computador do titular do certificado, neste modelo a Senha Digital fornece um certificado em Pen drive diretamente no atendimento presencial;

Débito, Crédito Visa, Master e boleto bancário.

O Certificado Digital A1 tem sua chave privada gerada e armazenada em um software, da mesma forma o certificado tipo A1 também fica armazenado em software e tem validade de até 1 ano (12 meses); Certificado Digital A3 é gerado e armazenado em dispositivo criptográfico próprio que se trata de cartão ou token, com validade de 3 anos (36 meses).

Trata-se de um dispositivo de armazenado do Certificado Digital em Curitiba, os dados dele ficam no chip do cartão, neste modelo a leitura dos dados é feita por uma leitora de cartão. Existe uma proteção no cartão por senha e uma política de bloqueio após algumas tentativas de digitação incorreta, dessa senha o cartão e o Certificado Digital são bloqueados. O dispositivo armazena as senhas cadastradas no dispositivo, assim não podem ser recuperadas ou desbloqueadas pela Senha Digital. As senhas devem ser memorizadas ou armazenadas em locais seguros para evitar esquecimento.

Assim como a versão de papel, a versão virtual tem as mesmas regras. No caso de um documento necessite da assinatura de todos os sócios de algum determinado procedimento, como solicitações bancárias ou outros, será exigido que cada sócio faça a sua assinatura digital no documento. Para informar a receita o procedimento permanece o mesmo. As assinaturas referentes aos sócios continuam valendo frente a Receita Federal.

Token é o dispositivo que armazena o Certificado Digital ele se parece com um pendrive e deve ser conectado na USB do computador, (não é necessário nem um tipo de adaptador). O Token é protegido por uma senha que possui política de bloqueio após várias tentativas de acesso com a senha incorreta, o token e o Certificado Digital serão bloqueados. As do token são armazenadas no mesmo, quando o sistema de bloqueio ativa, não é possível recuperar a senha ou desbloquear o aparelho devido a isso, recomendamos fortemente a memorização do Certificado Digital.

Leitora é o aparelho (hardware) que faz a leitura do certificado que está salvo no cartão. Não existem informações salvas na leitura, servindo exclusivamente para ler cartões e seu conteúdo, chaves privadas e certificados digitais em Curitiba.

A chave privada e a chave pública são relacionadas entre si e geradas simultaneamente em um sistema de criptografia assimétrica. A chave privada deve permanecer em sigilo e em posse do titular. Ela pode assinar digitalmente documentos e arquivos de forma precisa pelo seu titular.

A chave pública e a chave privada são relacionadas entre si e geradas simultaneamente em um sistema de criptografia assimétrica. A chave pública é diretamente associada com os dados do titular e é usada para verificar as assinaturas digitais criadas com a chave privada correspondente. Ela também pode ser usada para cifrar mensagens ou arquivos que podem ser decifrados com a chave privada referente.

Depois da compra do certificado, na sequência é preciso agendar a validação presencial em um dos “pontos de atendimento” da Senha Digital. Existe também a possibilidade da Senha Digital Delivery onde é realizado o atendimento de um de nossos agentes de registro. Não esqueça de ter em mãos os documentos necessários para a validação.

A titularidade do certificado digital em Curitiba pode ser de pessoa física, pessoa jurídica, aplicação ou equipamento. Exemplos de titularidade:

• Pessoa física: um e-CPF emitido para Fernando Alcantara Lima; • Pessoa jurídica: um e-CNPJ emitido para Senha Digital Equipamento/aplicação: um certificado de servidor emitido para um common name (host + domínio): https://www.senhadigital.com.br/

O documento quando assinado digitalmente tem exatamente a mesma validade jurídica do seu equivalente em papel assinado de próprio punho, e não permite que a pessoa que o assinou negue a assinatura, já que o certificado digital é exato e isento de erro, ato de não-repúdio.

A SENHA DIGITAL – Serviços de Certificação Digital, é uma AR credenciada pela Valid Certificadora, para emissões de Certificados Digitais para toda a região sul do Brasil,

Atualmente com 16 postos de atendimentos espalhados pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, preza pela agilidade e qualidade no atendimento.