Menu fechado

DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA DO IMPOSTO DE RENDA

Saiba como fazer uma Declaração de Imposto de Renda pré-preenchida.

Fazendo a sua declaração pela opção pré-preenchida você inicia com diversos campos já preenchidos com base nas informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais já recebidas pela Receita Federal por fontes pagadoras, instituições imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo.

A partir de 2021 já é possível fazer a declaração pré-preenchida acessando o e-CAC com a conta Gov.Br.
Neste ano, a possibilidade ainda está na fase “piloto”, poderá ter acessos limitados, e será disponibilizada a partir do dia 25 de março.

Esta opção está disponível desde 2014 para contribuintes que acessam o e-CAC com certificado digital. Basta utilizar o sistema Meu Imposto de Renda, disponível no portal e-CAC e clicar em “Baixar declaração pré-preenchida” para obter o arquivo e importar para a declaração, utilizando o programa do Imposto de Renda baixado no seu computador. O serviço também é disponibilizado no preenchimento da declaração de forma on-line, diretamente no e-CAC.

O procurador digital também pode baixar as informações. Clique aqui e saiba como fazer uma procuração digital para acesso ao e-CAC.

Em 2020, a Receita Federal adicionou a opção diretamente no programa do Imposto de Renda. Na aba “Nova”, basta clicar o botão “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida”, mas mantendo a necessidade de usar certificado digital para baixar os dados.

De onde vêm as informações?

As informações que preenchem a sua declaração são obtidas pela Receita Federal a partir de dados prestados por outras pessoas através da apresentação de diversas declarações. Dentre elas:

  • as fontes pagadoras tenham enviado à RFB a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf)  do respectivo exercício e ano-calendário, inclusive dados financeiros; ou
  • as pessoas jurídicas do ramo de imóveis e equiparadas tenham enviado à RFB a Declaração de Informações sobre atividades Imobiliárias (Dimob); ou
  • as pessoas jurídicas e equiparadas, prestadoras de serviços de saúde tenham enviado à RFB a Declaração de Serviços Médicos (DMED);

É importante entender que a sua declaração somente será pré-preenchida se as fontes prestaram essas informações. Algumas divergências ou ausências de dados podem ocorrer se as fontes não entregaram a declaração ou precisaram retificá-las por algum motivo. Por isso, nos primeiros dias do cronograma de entrega é possível que nem todos os campos estejam completos.

E lembre-se! É de inteira responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados preenchidos na declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.

Informações dos dependentes

A partir de 2021, também é possível obter as informações pré-preenchidas dos dependentes. Para isso, o dependente deve passar uma procuração digital para o titular da declaração antes de baixar as informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *