Menu fechado

INMETRO APROVA PRIMEIRA BOMBA DE COMBUSTÍVEL COM ASSINATURA ELETRÔNICA

O Inmetro acaba de aprovar os primeiros modelos da nova geração de bombas medidoras de combustíveis. Isso quer dizer que, a partir de agora, estarão disponíveis ao mercado bombas com assinatura digital, dotadas de técnicas criptográficas para assinatura eletrônica, portanto muito mais seguras e que vão dificultar a ocorrência fraudes durante o abastecimento de veículos. A troca das bombas será feita de forma gradual pelos postos de acordo com o ano de fabricação, conforme cronograma estabelecido pelo Inmetro.

As bombas medidoras têm um componente que faz a medição e um mostrador que apresenta o resultado para o consumidor. “Com esse sistema de certificação, o resultado da medição é assinado digitalmente, de tal maneira que assegura que é verdadeira a informação que chega ao medidor, aos olhos do consumidor”, informa Marcelo Morais, Diretor de Metrologia Legal, substituto.

O escalonamento de troca das bombas leva em conta a necessidade de investimentos do mercado. A partir da aprovação dos modelos pelo Inmetro.

Fonte: https://www.aarb.org.br/inmetro-aprova-primeira-bomba-de-combustivel-com-assinatura-eletronica/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Inscricoes-abertas-para-o-EncontrAR-Alive