Menu fechado

CONFIRA TODOS OS SERVIÇOS DA RECEITA EM QUE O USO DO CERTIFICADO DIGITAL É EXIGIDO

Existem sempre dúvidas por parte dos contribuintes todos os anos na época da entrega do Imposto de Renda Pessoa Física em relação a necessidade ou não do Certificado Digital ICP-Brasil que em muitos serviços realmente facilita a tarefa de obtenção de dados e também possibilita a emissão da procuração digital de forma 100% remota.

Para quem já possui os certificados digitais é sempre bom checar o que é possível utilizá-lo para facilitar a entrega da declaração.

Então veja a seguir algumas informações sobre o uso do Certificado Digital ICP-Brasil e principalmente os links para obter as informações diretamente do site da Receita Federal do Brasil.

Cópia em formato digital da última DIRPF transmitida nos últimos cinco anos

A Receita Federal do Brasil no ano de 2021, em função a fase aguda da pandemia do Coronavírus, excepcionalmente, disponibilizou um serviço disponível via código de acesso ou conta gov.br, com selos ouro e prata, para obter a cópia da última declaração entregue.

Em 2022, no entanto para o contribuinte obter a cópia da última declaração será necessário utilizar o Certificado Digital ICP-Brasil.

A regra quanto a obtenção de cópia em formato digital da última DIRPF transmitida nos últimos cinco anos foi homologado pela PORTARIA SUARA Nº 2, DE 08 DE MARÇO DE 2021.

Veja como tirar a cópia da última Declaração de Imposto de Renda enviada à Receita Federal em: Cópia da última declaração enviada — Português (Brasil)

Declaração Pré-prenchida

A partir de 2021 (exercício) o contribuinte pode acessar a declaração pré-prenchida no e-CAC com a conta GOV.BR com selos ouro e prata

Em relação à Pessoa Jurídica, MEI e DMED, não há nenhuma alteração recente quanto a forma de autenticação.

DASN-Simei (Declaração do MEI) não é exido e certificado digital.

DMED exige certificado digital, exceto para empresas optantes pelo Simples.

Cópia da última declaração enviada

Confira diretamente no site da Receita quais são os serviços em que o Certificado Digital ICP-Brasil é exigido e em quais seu uso é uma das opções

Os tipos de autenticação e assinaturas eletrônicas exigidas pela Receita Federal do Brasil para acessar, emitir e enviar declarações são definidas pelo nível de criticidade dos dados acessados ou enviados versus as tecnologias disponíveis de identificação e sigilo.

O Governo Federal por meio do Portal GOV.BR vem facilitando a vida dos cidadãos permitindo que diversos serviços sejam feitos pelo meio eletrônico sem que seja necessário o deslocamento a um local físico.

Nesse sentido, a Receita Federal está trabalhando para disponibilizar todos os serviços do e-CAC mediante autenticação com a conta gov.br, com selos ouro e prata, mais ainda não há previsão para implementação completa.

Fonte: https://www.aarb.org.br/confira-todos-os-servicos-da-receita-em-que-o-uso-do-certificado-digital-e-exigido/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Certificado-Digital-Confira-todos-os-servicos-da-Receita-em-que-o-uso-e-exigido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por