Menu fechado

3 MIL SERVIÇOS DO GOVERNO FEDERAL JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS DE MANEIRA DIGITAL

O Governo Federal alcançou o número de 3 mil serviços digitalizados. A modernização permite que os cidadãos realizem e acompanhem o andamento das solicitações realizadas, trazendo agilidade e segurança para os usuários. Entre alguns dos serviços digitais, estão o Auxílio Emergencial e a Prova de Vida Digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para acelerar ainda mais a transformação digital, foi lançado em março deste ano o programa Startup gov.br, composto por times multidisciplinares com esforços focados nos projetos digitais de grande impacto no poder público, aplicando metodologias ágeis de trabalho e entregas mensuráveis. 

“Hoje, quase 70% de todos os 4,3 mil serviços do governo já são digitais. Nossa meta é atingir os 100% até o final de 2022, permitindo, assim, que possamos entregar aos cidadãos serviços de forma cada vez mais rápida e totalmente segura”, Caio Mario Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Uma das entregas da iniciativa foi o Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), do Ministério da Infraestrutura, plataforma tecnológica que beneficia a categoria dos caminhoneiros ao simplificar, reduzir a burocracia e digitalizar a emissão de documentos obrigatórios.

As equipes do Startup gov.br atuam nas mais diversas frentes, como regularização fundiária, transportes, assistência social e educação, além da identificação digital, hoje realizada pelo aplicativo do Gov.br.

Gov.br

Conhecida como Lei do Governo Digital, a Lei nº 14.129/2021 entrou em vigor no dia 30 de junho. A norma estabelece regras e instrumentos que buscam promover o aumento da eficiência da Administração Pública. Atualmente, a plataforma Gov.br já conta com mais de 107 milhões de usuários.

Fonte e imagem: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/3-mil-servicos-do-governo-federal-ja-estao-disponiveis-de-maneira-digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *